WIFI +
Melhorar a conexão de internet e ampliar o sinal de wifi nas salas de aula.
Proposta vencedora do Orçamento Participativo das Escolas na Escola Secundária Afonso de Albuquerque em 2021.
Proposta em Detalhe:
Clique na seta para ver mais.
Esta proposta foi elaborada com o objetivo de melhorar o sinal do WiFi em diversas salas de aula que possuem pouco sinal, dificultando o acesso de pesquisas na internet que visam a interligação do ensino aos tempos modernos. Tornando mais apetecível os conteúdos escolares e, ao mesmo tempo mitigando o desfasamento da informação entre todos os adolescentes.
Os equipamentos como os roteadores (routers) existentes nos corredores das salas de aula; mas são insuficientes, além de serem equipamentos obsoletos para a atualidade.
Estes problemas com a conexão de Internet já são antigos, porém foram amplificados durante o período de confinamento devido à pandemia de COVID-19, quando houve aulas através das plataformas de internet e/ou quando houve aulas em espelho ( metade em sala de aula e outra metade em casa). Foi muito complicado conseguir manter as aulas devido à má qualidade de conexão ou chegando mesmo a ser inexistente nalgumas vezes. A situação condicionou o trabalho dos professores, afetando diretamente o desempenho dos alunos.
A melhoria na conexão com o WIFI é por isso um processo benéfico tanto para os alunos quanto para os professores. A utilização de tecnologia no processo de aprendizagem é comprovadamente benéfica, principalmente em períodos de confinamento e pesquisa de materiais didáticos/digitais.
Em 1997 o autor José Valente fez um artigo dizendo que as escolas não poderiam existir à parte do avanço tecnológico, deveriam utilizar a tecnologia como uma alavanca para impulsionar a sociedade em direção a um futuro igualitário através das ferramentas tecnológicas (equipamentos, softwares, Internet). Infelizmente, desde 1997 até os dias atuais as escolas fazem pouco uso da evolução tecnológica que aconteceu e está a acontecer.
Para resolver ou pelo menos amenizar este problema, uma das principais necessidades será a instalação de novos equipamentos (routers), nas diversas salas de aula.
RESUMIDAMENTE, A PROPOSTA É COMPOSTA PELAS SEGUINTES FASES:
1 – O Que Será Realizado:
— Substituir ou acrescentar novos equipamentos roteadores (routers)
— Aumentar o alcance do sinal de WIFI nas salas de aula.
— Reforçar a segurança da rede com equipamentos modernos.
2 – Principais Motivos
— Problemas e falhas de conexão WIFI devido a protocolos antigos utilizados nestes routers.
— Falta de sinal WIFI em determinadas áreas nas salas de aula.
— Melhorar a capacidade da rede, evitando sobrecarga e perda de conexão.
— Melhorar as aulas em espelho, quando for necessário utilizar este modelo de ensino.
— Favorecer a nova rotina dos professores no uso das novas tecnologias em sala de aula.
3 – Quais São os Locais?
— Na Escola Secundária Afonso De Albuquerque existem 12 setores com salas de aula, localizadas nos pisos 0, 1, 2 (E, F, G, H).
4 – Quais os Equipamentos Necessários
— Após consultar profissionais do departamento de rede do Instituto Politécnico da Guarda, que estavam com o mesmo problema de conexão, nas residências de estudantes e dentro do instituto, a solução escolhida passou pela troca de equipamentos (routers/Access Point).
— O modelo selecionado foi Ponto de Adesso Wlan TP-link EAP265 HD
5 – Custo Destes Equipamentos
— O preço deste equipamento varia entre 140€ a 170€.
— Com o valor disponibilizado pelo orçamento participativo seria possível adquirir 7 equipamentos deste modelo, cobrindo uma boa parte da área das salas de aulas.
6 – Viabilidade e Instalação dos Equipamentos
— Confirmar com os responsáveis do departamento de informática da Escola Secundária Afonso De Albuquerque se esta sugestão causaria impacto positivo na melhoria da conexão de Internet e no aumento do sinal de WIFI.
— Verificar o que será necessário para a instalação destes equipamentos.
Execução da Proposta
Já foram adquiridos os 7 access point e configurados conforme as instruções fornecidas pelo "NSO" (entidade coordenadora das redes de internet nas escolas públicas).
Em breve serão todos instalados nas instalações da Escola Secundária Afonso de Albuquerque junto de salas com o sinal de Wifi mais fraco e deforma a abranger o máximo de alunos possíveis. É Esperado que toda a proposta esteja executada até ao final deste ano letivo 2022.